O presidente Michel Temer se reuniu na última quarta-feira (7), com prefeitos de capitais do país, para discutir a segurança pública no Brasil. Segundo as informações, após o encontro, ficou acordado que o Governo Federal irá emprestar R$ 10 bilhões aos municípios, para investimentos em ações de segurança pública. Este valor está incluso no montante divulgado na semana anterior, de R$ 42 bilhões, após encontro do presidente com os governadores.
Ainda de acordo com as informações, as prefeituras terão de apresentar até o dia 21 de março, os projetos de como aplicarão o dinheiro, para que os valores possam ser liberados, mediante as propostas apresentadas. Durante a reunião, Temer enfatizou que a segurança pública é um tema que deve ser tratado com preocupação pelos municípios e, não apenas por estados e União. O presidente ainda sugeriu aos prefeitos que usem as guardas municipais, na realização de patrulhamentos em praças e ambientes públicos e que promovam reuniões com a comunidade e com os setores responsáveis pela segurança do município.
O encontro no Palácio do Planalto contou com a participação dos ministros da Justiça, Torquato Jardim; da Segurança Pública, Raul Jungmann; da Secretaria de Governo, Carlos Marun; do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, do interino do Planejamento, Esteves Colnago, além de prefeitos e representantes de 23 capitais do país.