sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Seca: Vicência declara estado de emergência nacional


Conforme publicação no Diário Oficial da União da última terça-feira (15), o município de Vicência, na Zona da Mata do Estado, passou a ser reconhecido nacionalmente como em estado de emergência devido aos estragos causados pela seca. O cenário chama atenção para os prejuízos causados à agricultura estadual que, mesmo com as recentes chuvas, ocasionou, por exemplo, uma redução de 35% na produção do setor canavieiro, levando diversas cidades produtoras a decretar estado de emergência à nível nacional.

Além de Vicência, configuram o quadro as cidades de Pombos, Passira, Carpina, Nazaré da Mata, Orobó, Paudalho e Bom Jardim. De acordo com o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Alexandre Andrade Lima, mais cidades aguardam a análise da Defesa Civil Nacional. São elas: Catende, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Limoeiro, Macaparana e Timbaúba.

O dirigente informa que, somente após o reconhecimento de estado de emergência pelo Governo Federal, os produtores das cidades afetadas poderão participar das medidas emergenciais da União. Uma dessas ações é a negociação de dívidas e financiamentos a juros menores. “A chuva de verão começou, mas os agricultores estão descapitalizados porque perderam 50% do faturamento com a seca”, disse Alexandre ao acrescentar que os produtores ainda precisam conviver com a redução no preço da tonelada de cana, o que agrava ainda mais seus problemas financeiros, impossibilitando a concretização de projetos para realização de tratos culturais durante o período de entressafra.Blog do Magno Martins
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog