quinta-feira, 31 de agosto de 2017

DOAÇÕES DE SANGUE CAEM ATÉ 30% EM PERÍODO DE FRIO

Foto: Malu Cavalcanti/Esp.DP

A chegada de uma frente fria costuma trazer transtornos para a Fundação Pró-Sangue. Com as baixas temperaturas, as doações chegam a cair 30%, mas a necessidade de fornecer sangue para pacientes que realizam cirurgias ou vítimas de acidentes não segue o mesmo ritmo. Para abastecer mais de 100 hospitais no Estado de São Paulo, a instituição necessita de 12.500 bolsas de sangue por mês, mas tem operado com cerca de 10 mil.

"Há muito tempo, cai a coleta no frio, porque a população não quer sair de casa. Só que o número de atendimentos e procedimentos cirúrgicos continuam. Em julho, tivemos 10 mil bolsas (de sangue) e, em agosto, não deve dar mais do que isso. Estamos preocupados, porque a situação é delicada", disse Carlos Roberto Jorge, médico da Fundação Pró-Sangue.

Segundo Jorge, a crise econômica também tem afetado as doações. "O doador tem direito a um atestado, mas muitos têm a preocupação de a firma não aceitar e correr o risco de perder o emprego", afirmou.

O médico diz que os tipos sanguíneos mais frequentes na população são o "O" e o "A" e que o "RH" positivo está presente em 85% das pessoas. Mas todos os tipos são importantes para as doações.

"A gente conta com a população para fazer essa doação. Em um hospital, vários equipamentos são comprados, mas, no banco de sangue, a nossa matéria-prima não pode ser comprada, ela é adquirida por meio da solidariedade da população. O sangue não é vendido, é doado e salva vidas. Vejo isso todos os dias aqui."

Recife
A baixa no banco de sangue também chegou ao Recife. No total, a queda foi de 30%, o equivalente a 100 doadores a menos. Em média, em um mês são recebidos 7.500 doadores.

Os sangues mais procurados são: A+, B e todos os negativos.

Onde doar no Recife?
Hemocentro
Rua Joaquim Nabuco, 171 - Graças - Recife
Fone: (81) 3182.4600
Site: http://www.hemope.pe.gov.br/
Atendimentos: De segunda-feira a sábado, das 07h15 às 18h30, inclusive nos feriados.

Critérios para ser um doador
Para ser um doador, além de ter uma atitude altruísta, é preciso que você cumpra alguns requisitos:

Identificação
É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil com foto

Idade
O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante

Peso
O doador deve pesar no mínimo 50 kg

Pulso
Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm

Menstruação
Não há contraindicação para a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal

Alimentação
O doador não deve doar em jejum e nem após uma alimentação gordurosa. Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas)

Saúde
É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente

Atividades
O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper por pelo menos 12 horas as suas atividades não pode doar sangue

Obs.: Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final.

Para agendar sua doação ligue 0800-081-1535

Informações do Diário de PE
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog