Treinador perdeu batalha de mais dois anos contra um câncer na glândula parótida
Um dia triste para o futebol. O Barcelona confirmou nesta sexta-feira a morte do seu ex-treinador, Tito Vilanova. O treinador havia sido internado às pressas na Catalunha e, apesar dos esforços da equipe médica, não resistiu e faleceu às 18h do horário local, na Clínica Quirón, em Barcelona.Na última quinta-feira, Tito precisou passar por uma cirurgia de emergência no estômago depois de sofrer complicações gástricas em decorrência da doença contra a qual lutava há mais de dois anos. Os problemas de saúde ressurgiram depois dele sofrer uma recaída para o câncer na glândula parótida em 2012 - um ano depois do diagnóstico original -, apenas seis meses após assumir o cargo de comandante no Camp Nou como sucessor de Pep Guardiola.
Em dezembro de 2012, Tito foi operado e seu assistente, Jordi Roura, assumiu o lugar no banco de reservas enquanto ele se recuperava em Nova York antes de retornar ao trabalho em março de 2013 para terminar a temporada e guiar o Barça ao título da Liga Espanhola. Sem estar plenamente recuperado, entretanto, ele precisou abandonar o clube no fim da temporada, passando a batuta para Gerardo Martino.
O Barcelona divulgou um comunicado de pesar no seu site oficial e informou que abrirá um espaço no estádio Camp Nou para receber homenagens dos torcedores e sócios ao ex-treinador.
"O FC Barcelona lamenta informar que Francesc 'Tito' Vilanova Bayo (Bellcaire d'Empardà, 17/09/1968 - Barcelona, 25/05/2014) nos deixou no dia de hoje, aos 45 anos de idade.
"O falecimento daquele que foi nosso treinador aconteceu nesta tarde depois dele não conseguir superar a doença contra a qual lutava desde 2011. O clube quer expressas o mais profundo pesar à sua família, e compartilha deste momento de dor junto aos sócios, torcedores do Barcelona por todo o mundo e com o esporte. Por desejo da família Vilanova, pedimos respeito ao desejo de viver em privado os momentos posteriores à morte.
"Nas próximas horas, o FC Barcelona abrirá um espaço para condolências na tribuna principal do Camp Nou, aberta a todos que quiserem mostrar suas lembranças e afeto pela figura de Tito Vilanova. O clube informará pontualmente o horário da abertura deste espaço de condolências, assim como o da cerimônia religiosa que acontecerá nos próximos dias."
Vilanova tinha 45 anos, era casado e pai de dois filhos.
Com Informações do GOAL.COM