O músico Carlinhos Brown sofreu uma nova decepção na quinta-feira: a caxirola está proibida em seu próprio estado. De acordo com anúncio feito pela Polícia Militar da Bahia, o instrumento oficial da Copa do Mundo de 2014 não poderá ser usado pelos torcedores que forem à Arena Fonte Nova para acompanhar a primeira partida da final do Campeonato Baiano de 2013, no fim de semana. Por motivo de segurança, o torcedor que tentar entrar com o objeto terá de deixar a caxirola na porta - caso contrário, perderá o duelo entre Bahia e Vitória. A caxirola foi incluída numa lista de objetos proibidos nos estádios baianos - uma relação que já inclui bebidas alcoólicas, armas e objetos pontiagudos, entre outros.

Segundo o COL, a caxirola será reavaliada justamente por questões de segurança. O instrumento foi apresentado ao governo federal pelo músico baiano Carlinhos Brown.
A Fifa e o comitê organizador estão reticentes quanto à utilização da caxirola, porque ela não é uma tradição para o torcedor brasileiro, diferentemente da vuvuzela, na África do Sul, em 2010.
A caxirola custará R$ 29,90. A estimativa é que sejam produzidas 50 milhões de unidades.