sábado, 17 de agosto de 2013

Refrigerante em excesso é tão prejudicial aos dentes quanto crack e cocaína

Do R7
Escovação não pode se realizada imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos
O refrigerante (com ou sem açúcar) é tão prejudicial para os dentes quanto crack, cocaína e metanfetamina, afirma estudo publicado no jornal General Dentistry. Segundo o professor Mohamed Bassiouny, da Temple Universtity, na Filadélfia, nos Estados Unidos, “todos são extremamente ácidos e causam problemas similares”.
— A acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se o consumidor não tiver uma higiene bucal correta e regular, a constante exposição a essa acidez poderá causar erosão dental.
Mesmo quem opta pelo refrigerante diet (para não engordar), corre o alto risco de comprometer os dentes se não tiver o hábito de higienizar a boca diariamente.
Os pacientes, acompanhados durante as pesquisas, comprovaram que o hábito de beber refrigerante fez com que seus dentes ficassem danificados, descoloridos e desgastados.
— No caso das drogas ilegais, elas reduzem a quantidade de saliva na boca, aumentando o efeito da acidez. Além disso, os usuários não costumam dar a devida importância à escovação e ao uso do fio dental.
Já para a professora Sandra Kalil Bussadori, da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), se o refrigerante for consumido em grandes quantidades e a pessoa descuidar da saúde bucal, certamente ela irá apresentar mais problemas, como cáries, manchas e gengivites. Se um dos quadros não for tratado o quanto antes, estes podem levar à perda dos dentes.
— Vale ressaltar que a escovação, apesar de imprescindível, não pode ser realizada imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos, porque haverá ação ácida associada à ação mecânica da escovação. O ideal é fazer sempre um bochecho com água e aguardar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes.
A professora também alerta para os riscos que energéticos e bebidas esportivas podem trazer à saúde dentária.
— Os níveis de pH dessas bebidas também costumam acelerar a erosão dos dentes, favorecendo um aumento naincidência de cáries. A erosão dental é a perda de tecido duro da superfície dos dentes. Essa perda é muito agressiva para a saúde bucal, podendo desencadear dor e sensibilidade exagerada, além das manchas que comprometem a aparência do paciente. A restauração do esmalte e da dentina exige muito do profissional e do paciente — que terá de investir bastante tempo e recursos na recuperação do sorriso.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog