Maior rede social do mundo, o Facebook divulgou alguns números bem interessantes de seus acessos diários. Jay Parikh, vice-presidente de engenharia de infraestrutura, revelou, em entrevista coletiva, estatísticas que chegam a ser assustadoras sobre o sucesso da página. Por exemplo: você sabia que, em média, são feitas 2,7 bilhões de “curtidas” por dia.
De acordo com Parikh, o Facebook é muito apegado a este tipo de estudo, já que tem nos números uma base fiel para as suas invenções e modificações. Em uma apresentação de powerpoint demonstrando a infraestrutura do Facebook, o diretor revelou ainda que 300 milhões de fotos são enviadas para o site a cada 24 horas e mais de 500 terabytes de novos dados são “ingeridos” pela rede social.
Mas não foram apenas os dados demonstrados pelo diretor que chamaram a atenção. O modo de armazenamento de arquivos do Facebook também deixou muitos especialistas intrigados. Segundo ele, um “cluster” da empresa aceita até 100 petabytes de arquivos – maior do que qualquer de outra companhia.
A ideia de Mark Zuckerberg e companhia é a de unir o máximo de documentos dos usuários no mínimo de lugares possível. Outra preocupação é a de fazer uploads e demonstrar informações de maneira instantânea. Segundo Parikh, “se a experiência fosse lenta, os usuários não iriam ficar satisfeitos”.
Via CNET