Marcílio Albuquerque, com informações da assessoria
José Cruz/ABr
Segue até esta sexta-feira (21) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e todas as crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação para serem imunizadas. De acordo com a Secretaria de Saúde, até agora, 380.454 meninos e meninas (60,29%) já compareceram aos postos de saúde. Contudo, ainda faltam ser vacinados mais de 250 mil. A 34ª campanha nacional de imunização pretende manter o vírus selvagem fora de circulação no Brasil, que não registra casos da doença há 24 anos.
Desde 1994, o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.
No cenário global da poliomielite, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre os anos de 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países que restabeleceram a transmissão (transmissão sustentada por mais de um ano de circulação).
Os postos de vacinação estarão disponíveis em todos os municípios do Estado, estando abertos de 8h às 17h. A recomendação da Secretaria de Saúde é de que os pais levem as carteiras de controle de vacinas dos seus filhos.