SÃO PAULO - Pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira pelo portal do jornal O Estado de S.Paulo mostra que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou parte da aprovação perdida após as manifestações de junho. Os que avaliam o governo dela ótimo ou bom subiram de 31% em julho para 38%. Já os que acham a gestão ruim ou péssima caíram de 31% no mês passado para 24%. Os que consideram o governo regular mantiveram o índice de 37%. Somente 1% não soube ou não quis responder.
De acordo com o instituto, a melhora na avaliação ocorreu principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde as taxas cresceram, respectivamente, 12 e 11 pontos percentuais. O Ibope diz que a recuperação está relacionada ao refluxo das manifestações de rua e a melhora de alguns indicadores econômicos.
A recuperação da popularidade de Dilma, para o Ibope, é considerada lenta e está longe do melhor patamar de avaliação, 63%, registrado em março deste ano.
O Ibope entrevistou, entre os dias 15 e 19 deste mês, 2.002 pessoas em 143 municípios brasileiros. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos