quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sete brasileiros morrem por dia vítimas do fumo passivo, alerta campanha

Por R7

Do R7
Campanha vai fazer exames e distribuir frutas e cartilha com orientações sobre o cigarroThinkstock
Para chamar atenção e conscientizar a população sobre os males do cigarro,a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) faz uma campanha nacional de orientação. Em uma de sua ações, que acontece nesta quarta-feira (29) das 9h as 15h, especialistas estarão na estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para medir o monóxido de carbono no corpo da pessoa, pressão arterial, dosagem de colesterol, glicemia, peso, altura e circunferência abdominal. Além disso, vão distribuir frutas, cartilhas e camisetas.
A campanha também tem como objetivo informar os pais e educadores das consequências do fumo passivo para a saúde. Segundo o coordenador do Comitê Antitabaco da SBC, Márcio Gonçalves de Sousa, “sete brasileiros morrem a cada dia vítimas do fumo passivo”.
A cartilha — que será distribuída em locais públicos e unidades básicas de saúde — explica que as crianças são as mais prejudicadas. Isso significa que, quanto maior o número de fumantes dentro de casa ou no convívio social, maior é o risco de os jovens desenvolverem problemas respiratórios, como asma, bronquite e pneumonia, doenças do sistema imunológico (infecções em geral, resfriados e otite), déficit de atenção e perda da audição. Gonçalves ressalta que o tabagismo também pode prejudicar o desempenho escolar e o comportamento das crianças.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 700 milhões de crianças no mundo estão expostas à fumaça do cigarro dentro de casa. De acordo com o diretor Carlos Alberto Machado, da Promoção da Saúde Cardiovascular, o fumante passivo corre mais riscos.
— A fumaça do cigarro contém concentrações maiores de nicotina e de outras substâncias cancerígenas quando comparadas à tragada pelo fumante. Não adianta fumar na sacada, no quintal ou na varanda. Eles ficam na pele, no cabelo, na roupa e são facilmente transportados promovendo os efeitos passivos deletérios.
A cartilha, que pode ser baixada no site da entidade apresenta a lista dos sintomas, em curto prazo, provocada pelo fumo passivo: tosse, irritação nos olhos e nariz, dor de cabeça, alergia, doenças cardíacas, dores no peito, aumento da pressão arterial e transtornos de memória e sono. A longo prazo, poderá aumentar os problemas de ansiedade e hiperatividade, prejudicar o funcionamento pulmonar e, até mesmo, desenvolver câncer de pulmão.
Serviço
Estação Brás da CPTM
Horário: 9h as 15h
Endereço: praça Agente Cícero – Brás – São Paulo
Haverá distribuição de senhas para os atendimentos
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog