segunda-feira, 16 de junho de 2014

VICÊNCIA - DANÇAS E MUITA ANIMAÇÃO NA FESTA JUNINA DO INSTITUTO SÃO TARCÍSIO

Na tarde de domingo(15) em Vicência - PE, o forró tomou conta na tradicional festa junina do Instituto São Tarcísio. Com diversas apresentações a escola apresentou o tema: O Forró no Nordeste. A cultura do Nordeste apresenta características próprias, herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e índios. A cultura é todo aquele complexo que inclui os conhecimentos, os costumes, as artes, as crenças, os cultos religiosos, a literatura popular, as danças, os hábitos etc.
A programação iniciou com a dança do Cavalo Piancó, que surgiu às margens do Canindé, e hoje é a marca registrada da cidade de Amarante. esta brincadeira que se tornou uma dança, conquistou pessoas em todo o nosso território.
Depois a escola trouxe o forró, ritmo e dança típicos da região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. O forró possui semelhanças como toré e o arrastador dos pés dos índios denominado pé-de-serra, mas tem outras variações.
Na terceira apresentação o público assistiu o Reisado, que tem sua origem Ibérica e se instalou em Sergipe no período colonial.Antigamente dançado às vésperas do Dia de Reis, estendendo-se até fevereiro para o ritual do enterro do boi.
Os alunos mostraram a quadrilha estilizada, com modernidade e o tradicional.Com a necessidade de cativar os jovens para a perpetuação da essência dessa tradição, muitas das quadrilhas existentes ganharam nova roupagem.
Na quadrilha tradicional uma homenagem aos santos juninos(Santo Antonio, São João e São Pedro) para agradecer as boas colheitas na roça.Tal festejo é importante, pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus.
Após as apresentações aconteceu o sorteio do balaio junino, tendo a senhora Shirley de Turiassu ganhadora. 
Tia Lenira reuniu todos os funcionários na Lanchonete Açaí para saborearem pizza.
Colaboração: Professora Verinha
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog