Sete meses atrás, quando a Arena ganhou o primeiro módulo da cobertura a ser instalada, o cenário era inimaginável. Passado. O presente, a ser confirmado nesta terça-feira, com o término da colocação do telhado, indica a grandiosidade da obra. E, claro, permite projetar o futuro do Grêmio no Bairro Humaitá em Porto Alegre: o céu será todo azul.
Falta apenas uma pequena lâmina azul – feita de policarbonato alveolar, um tipo de plástico que confere à estrutura uma "cara" mais gremista e permite a passagem de luz para o campo. Assim, um processo demorado será concluído. Desde 30 de abril, dez células independentes com 96 módulos cada uma totalizando 3,2 mil toneladas de estrutura metálica foram erguidas e milimetricamente colocadas por guindastes. Além do grau imponente, material que fica a 52 metros do solo e foi importando de Portugal, há espaço para conforto.
O tipo de telhado escolhido respira ares europeus e reza a cartilha do sistema “ROOF Termo Isolante”. Trata-se de uma telha metálica no formato de ondas. Sobre ela, será colocada uma lã de isolamento de 63,5 mm de espessura, além de mais uma telha superior, que fará a união dessas camadas. Esse sistema resultará na proteção acústica e no isolamento térmico da estrutura. Nenhum dos 60.540 lugares estará exposto à chuva ou incidência mais forte do sol.
- Estamos na reta final concluindo o que falta para a inauguração - resume Romulo Siqueira, diretor de operações da Arena.
Além da cobertura, os detalhes são finalizados diariamente para a inauguração em 8 de dezembro: festa e amistoso contra o Hamburgo. Exemplo: vidros temperados começaram a ser colocados no parapeito das arquibancadas e grama sintética cobre a brita que fica atrás das linhas de fundo e laterais.
O evento promete emocionar. As atrações começarão às 20h. Os espetáculos serão divididos em cinco blocos temáticos, intercalados com shows e queima de fogos. Estão programadas homenagens a Lupicínio Rodrigues, autor do hino gremista, e Eurico Lara, um dos históricos jogadores do clube. A cultura gaúcha estará presente com o hino do Rio Grande do Sul executado por Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, acompanhada do músico Renato Borghetti. Haverá ainda uma atração estrangeira: o Blue Man Group. Após os shows, às 22h30m, os tricolores reviverão o jogo com o Hamburgo.