Do Metro SP noticias@band.com.br
Até a próxima sexta-feira, os trabalhadores brasileiros devem receber a primeira parcela do 13º salário, que corresponde à metade do salário recebido pelo empregado no mês. Já a segunda parcela tem de ser paga, no máximo, até dia 20 de dezembro.
Tem direito ao valor integral aqueles que trabalharam pelo menos nos últimos 12 meses para a mesma empresa. Nos demais casos, o valor é pago proporcionalmente ao tempo de serviço. “Se a empresa não cumprir as datas previstas na legislação, ela será autuada pelo Ministério do Trabalho e Emprego”, diz a advogada trabalhista da IOB Folhamatic, Ydileuse Martins.
Este ano, estima-se que o 13º salário injete na economia brasileira cerca de R$130 bilhões, segundo estimativa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). No entanto, a maioria dos brasileiros já tem um destino certo para o dinheiro.
Pesquisa realizada pela Anfeac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) aponta que 61% dos consumidores usará o 13º para quitar dívidas.
O número de consumidores que pretendem usar o 13º para comprar presentes caiu 5,88% de 2011 para 2012.
De acordo com a Anefac, as dívidas com cartão de crédito, contudo, aumentaram. No último ano, 39% dos consumidores tinham dívidas no cartão; neste ano, a porcentagem chegou a 40%.