Na 30ª rodada, o Leão da Ilha estava oito pontos atrás do Bahia, primeira equipe fora da zona da degola à época. Embora fosse o 17º colocado, o time precisava tirar a diferença em apenas oito jogos. Nem mesmo a famosa arrancada do Fluminense de 2009 bate o possível feito rubro-negro.
Naquele ano, o Tricolor Carioca era o lanterna do campeonato após 30 partidas, mas via o Botafogo (16º) cinco pontos à frente. Quando faltavam dez rodadas, o Time de Guerreiros estava, assim como o Sport, oito pontos atrás do primeiro fora da zona. A diferença é que o time pernambucano teve dois jogos a menos para realizar a façanha.
A dois jogos do fim da competição, o time ocupa a 17ª colocação, com 40 pontos, um a menos que a Portuguesa. Em entrevista exclusiva ao Yahoo! Esporte Interativo, o presidente do Sport, Gustavo Dubeux, disse que todos no clube estão cientes da importância do atual momento, mas lembrou que a equipe terá duas decisões pela frente:
"Nós todos tínhamos a consciência de que estávamos numa situação difícil, mas ao mesmo tempo temos uma confiança muita grande no elenco. Estamos numa reta de recuperação, mas ainda não atingimos o objetivo", alertou o presidente do Sport.