Do NE10
Foi prorrogada até o dia 24 de agosto a campanha de vacinação contra o sarampo em Pernambuco. O alvo são crianças entre 6 meses e 4 anos, que receberão a tríplice viral, que também os protegem contra rubéola e caxumba. As doses serão oferecidas em 700 postos de saúde espalhados pela Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata. De janeiro a junho deste ano, Pernambuco notificou 155 casos da doença, sendo 40 confirmados e outros 53 sob investigação.
Mais de 390 mil doses foram distribuídas entre os 24 municípios do Estado que participam da campanha. O objetivo da Secretaria de Saúde é imunizar mais de 260 mil crianças, mas até agora 46.868 meninos e meninas receberam a dose.
Na Região Metropolitana, os pais podem procurar os postos do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, São Lourenço da Mata, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Araçoiaba.
Na Zona da Mata Norte, os municípios participantes da campanha são Goiana, Condado, Carpina, Glória de Goitá, Chã de Alegria e Paudalho. Já na Mata Sul, a vacinação acontece, nas cidades de Vitória de Santo Antão, Primavera, Chã Grande e Pombos.
É importante que, ao levarem as crianças, os pais apresentem o cartão de vacinação para que o mesmo seja atualizado. O sarampo se caracteriza por febre alta, tosse, conjuntivite e manchas na mucosa bucal. A transmissão do vírus que causa a doença é feita por meio de secreções respiratórias.