quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pesquisadores descobrem bactéria que produz ouro puro

bactria_6
Pesquisadores da Michigan State University identificaram uma bactéria capaz de segregar ouro. A Cupriavidus metalliduran não só sobrevive perante concentrações tóxicas de cloreto de ouro, como prospera. Ao alimentarem uma colônia, Kazem Kashefi e Adam Brown levaram os micróbios a criar pepitas de ouro de 24 quilates – ouro puro.
Kashefi e Brown conseguiram o que parecia impossível: produzir uma das substâncias mais valiosas do mundo. O processo teria um custo proibitivo em larga escala, por isso a dupla transformou a sua descoberta numa instalação de arte – The Great Work of the Metal Lover.
A instalação utiliza um sistema vivo de bactérias como “veículo de exploração artística”, diz Brown. Consiste num laboratório portátil feito de um hardware banhado a ouro de 24 quilates, um birreator de vidro e as bactérias – o conjunto produz ouro ao longo de uma semana.
As bactérias são alimentadas com cloreto de ouro, substância altamente tóxica à qual os organismos são bastante resistentes. Na verdade, em apenas uma semana elas são capazes de processar o material tóxico em metal precioso, num processo apelidado de “alquimia microbiana”.
Os pesquisadores acreditam que este processo ocorre normalmente no meio ambiente. O cloreto de ouro pode ser encontrado na natureza e não tem qualquer valor econômico.
A instalação recebeu uma menção honrosa no concurso de ciber arte Prix Ars Electronica, na Áustria, onde ficará em exibição até 7 de Outubro.
Fonte: Ecouterre
O que você tem a nos dizer da descoberta dos pesquisadores? Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog