sexta-feira, 19 de julho de 2013

Uma noite, quatro jogos e o sonho da Sul-Americana para o Sport

Quarta-feira, dia 24 de julho de 2013. A próxima. Um dia atípico para a torcida do Sport. Dia de esquecer, pelo menos por algumas horas, a fidelidade às cores rubro-negras. E abraçar outras. É dia de decisão para o Sport mesmo sem entrar em campo. Em jogo, ou melhor, em quatro jogos da Copa do Brasil, o sonho de ser presenteado com uma vaga na Copa Sul-Americana.
O time pernambucano depende de Atlético-PR, Santos, Botafogo e Ponte Preta. Com direito a um descarte. Três precisam avançar às oitavas da Copa do Brasil. Em tese, justamente três são favoritos. À exceção é a Ponte Preta, que perdeu o primeiro jogo, em Campinas, para o modesto Nacional-AM.
sport torcida (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Sport ainda sonha com a primeira participação na Sul-Americana (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
A brecha surgiu devido ao confuso e incoerente critério de classificação adotado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Inicialmente, os oito melhores clubes do Campeonato Brasileiro, à exceção dos classificados para a Libertadores, se garantiriam no torneio continental. Para carimbar a vaga, no entanto, não poderiam chegar até as oitavas da Copa do Brasil. Quem se classifica é automaticamente eliminado da Sul-Americana, abrindo espaço para os primeiros colocados da Série B 2012 e, posteriormente, para os rebaixados da Série A – caso do Sport.
Com isso, o Leão, que ficou em 17° lugar na Série A, vê quatro times à frente “na briga" pelas últimas duas vagas. As aspas que acompanham a expressão “na briga” têm sentido porque o dilema é justamente saber quais times desejam seguir na Copa do Brasil, e quais preferem abrir mão da competição nacional para assegurar a vaga na Sul-Americana.
Os seis já garantidos

Seis equipes já se garantiram no torneio internacional, que dará vaga ao campeão na próxima Libertadores: Náutico, Bahia, Criciúma, Portuguesa, Vitória e Coritiba - todos eliminados na Copa do Brasil. Restam, portanto, as duas últimas vagas. O cenário faz com que o atacante Roger não demonstre tanta empolgação ao falar de uma possível classificação do Sport.
- Seria muito bom disputar uma competição internacional, principalmente no momento que estamos vivendo. Mas é muito difícil. É complicado, pois precisamos de muitos resultados. Mas vamos torcer, vai que conseguimos.
roger sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Atacante Roger está na torcida pela vaga
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Dos quatro confrontos que restam, na terceira fase da Copa do Brasil, dois trazem maior preocupação aos rubro-negros: Crac-AC x Santos e Atlético-PR x Paysandu. O jogo da Ponte Preta, em Manaus, já é visto como o de descarte. Na primeiro encontro, Santos e Crac empataram em 1 a 1 na Vila Belmiro, enquanto Paysandu e Atlético-PR passaram em branco no Mangueirão.
Um “detalhe” aumenta ainda mais a expectativa da torcida do Sport. Caso o Leão alcance o “milagre”, o provável adversário na fase nacional da Sul-Americana seria o Náutico. Isso acontecerá se o Timbu for confirmado como Brasil 1, o que é bem palpável - basta Botafogo e Santos avançarem na Copa do Brasil - e o Sport ficar como Brasil 8. Para ser Brasil 8, o Leão torce para que pelo menos três dos quatro resultados de quarta-feira, na Copa do Brasil, sejam favoráveis. A única chance de ser Brasil 7 é se até a Ponte Preta ajudar. Algo muito pouco provável.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog