"O Mito é nosso". Assim o site oficial do Cruzeiro encerrou uma das negociações mais longas do futebol brasileiro nos últimos meses. A Raposa anunciou nesta quarta-feira a contratação de Dedé. Faltava apenas o Vasco resolver a pendência da penhora com Romário, o que foi feito na manhã desta quarta. Os cariocas temiam não receber os R$ 14 milhões dos mineiros, mas conseguiram acordo com os advogados do Baixinho e terão acesso ao dinheiro que ajudará o clube num momento de crise financeira.
O Vasco também receberá jogadores por empréstimo do Cruzeiro, mas os dois clubes ainda não anunciaram os nomes. Um deles é o meia Alisson, de 19 anos, revelado nas categorias de base da Raposa.
Dedé, que já foi aprovado nos exames médicos realizados nos últimos dias, chegará a Belo Horizonte no fim da tarde desta quinta. Antes, pela manhã, ele concederá entrevista coletiva em sua casa, no Rio, para se despedir dos vascaínos. A apresentação ao Cruzeiro está marcada para sexta-feira.
O zagueiro vai vestir no Cruzeiro a camisa 26, mesmo número que usava no Vasco. Na Raposa, ele vai reencontrar Nilton e Diego Souza, com quem atuou em São Januário. Em seu site oficial, o clube carioca também confirmou a negociação e agradeceu ao jogador o "ótimo desempenho" em quatro anos na Colina.
- Essa questão da penhora já foi discutida e resolvida com os representantes do Romário. O Vasco ainda não recebeu nada, mas, se vender o Dedé, vai receber os recursos normalmente - explicou Marcello Macedo, advogado do Vasco, pouco antes do anúncio do acerto.
Dedé, de 24 anos, assinará contrato com o Cruzeiro por três temporadas. Ele chegou ao Vasco depois do Carioca de 2009, que disputou pelo Volta Redonda, e ganhou a Copa do Brasil de 2011 pelo clube