terça-feira, 19 de junho de 2012

Croácia é multada em 80.000 euros por racismo

Mario Balotelli na partida contra a Croácia: alvo de racismo
Mario Balotelli na partida contra a Croácia: alvo de racismo (Claudio Villa/Getty)
A Uefa anunciou nesta terça-feira a primeira punição por racismo na Eurocopa, disputada na Polônia e na Ucrânia. Uma multa de 80.000 euros (pouco mais de 207.000 reais) foi aplicada à Federação Croata de Futebol (HNS) por causa da "conduta inadequada" de torcedores na partida contra a Itália, dia 14, na cidade polonesa de Poznan. A punição se refere ao lançamento de fogos de artifício das arquibancadas e à atitude discriminatória de torcedores. Eles entoaram "cânticos e exibiram símbolos racistas", segundo a Uefa. A Federação Croata tem três dias para apresentar recurso.


O alvo racista era o atacante Mario Balotelli - cerca de 300 torcedores imitaram macaco durante a maior parte do jogo. O clima hostil se agravou quando o atacante foi substituído no segundo tempo. Segundo relatos, uma banana teria sido arremessada em campo.


Pelas regras da Uefa, as associações nacionais são responsáveis pelo comportamento dos seus torcedores. A Croácia está fora da competição, por ter sido derrotada pela Espanha, na segunda-feira, pela última rodada da fase de grupos.


A Federação Croata desembolsou 25.000 euros na semana passada por outro episódio de comportamento inadequado nas arquibancadas: torcedores lançaram fogos de artifício no campo na partida contra a Irlanda. Na ocasião, um deles chegou a invadir o gramado.


(Com Agência Estado)
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog