terça-feira, 5 de março de 2013

Aos 58 anos, morre Hugo Chávez


Da Redação noticias@band.com.br

Foto:Internet
Morreu, na noite desta terça-feira, o presidente venezuelano Hugo Chávez. O líder tinha 58 anos e morreu vítima de um câncer na região pélvica.


Hugo Rafael Chávez era o terceiro de sete filhos de Hugo de los Reyes Chávez e Elena Frías. Nascido em 1954, Chávez e um dos seus irmãos passaram a viver com avó paterna ainda criança a pedido do próprio pai. Desde jovem era amante dos esportes, e tinha preferência pelo beisebol.

Ingressou na Academia Militar da Venezuela aos 17 anos e formou-se em 1975 em ciências e artes militares no ramo da engenharia. Ao deixar a escola, continuou na carreira militar e chegou ao posto de tenente-coronel.

Em 1982, Chávez fundou o MBR-2000 (Movimento Bolivariano Revolucionário). Dez anos depois, em 1992, ele tentou um golpe de Estado contra o então presidente Carlos Andrés Pérez. A tentativa falhou e Chávez foi preso por dois anos.

O líder venezuelano se recusava a afirmar que era golpista e dizia-se apaixonado pela política. Os partidários do então tenente-coronel afirmavam que a ação era uma reação à crise econômica no país, marcada, principalmente, pelo alto índice de desemprego decorrente de medidas provisórias adotadas por Pérez.

Enquanto ficou detido, intensificou a leitura de livros latino-americanos e dos clássicos. No ano de 1994, foi solto após anistia concedida pelo novo presidente Rafael Caldera.
Share:

Auto Tudo PE

Visótica

Rogério Confecções

Esmaltadas de Haila

Multivel Veículos

Multivel Veículos

Farmácia A Laranjinha

UniNet

Varejão Supermercados Vicência-PE

MAD - Bolos & Doces

Flor de Lis

Sabor La Citta

Loteamento Santa Helena

Loteamento Santa Helena

Seguidores

Arquivo do Blog